Todos os serviços da comunidade, juntos.

Assistência Social

A Assistência Social é uma política pública, direito do cidadão que dela necessitar e um dever do Estado. Por meio das ações da Assistência Social é possível garantir o acesso a recursos mínimos para promover a universalização dos direitos sociais.
Supervisão da Asistência Social (SAS) Anhanguera/Perus
Entre em contato, em caso de dificuldade no atendimento.
Rua Padre Manuel Campello, 40
Tel: 3915-3741

CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)
Portal de entrada para as famílias do território para acessar os serviços e programas da rede de proteção da Assistência Social. Seu objetivo é prevenir ocorrências de riscos sociais. Serviços:
– Acolhimento: de escuta das necessidades e demandas trazidas pelas famílias, bem como de oferta de informações sobre as ações dos serviços da rede socioassistencial;
– Garantia de Renda: Bolsa Família, Renda Cidadã, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Ação Jovem, Renda Mínima.
– Garantia de sobrevivência a riscos circunstanciais, por meio de benefícios eventuais: passagens intermunicipais e passe urbano, alimentação, instrumentos de trabalho, pagamento de concessionárias, foto e material para pequenos reparos.
– Garantia de convívio ou vivência familiar: ações de inserção de pessoas, família e/ou seus membros em serviços que restabeleçam vínculos pessoais, familiares, de vizinhança e de segmento social,
– Garantia do desenvolvimento da autonomia individual, familiar e social: carteira do idoso; documentação: RG e certidão de casamento e nascimento.
– Monitoramento dos serviços.
R. Piero Tricca, 27 – Jd. Santa Fé
Tel.: 3911-3906,
2ª à 6ª, das 08h às 18h
CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Unidade pública onde se ofertam serviços especializados de proteção social especial a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos como: violência física, psicológica, sexual, situação de rua, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, violência doméstica, abuso e violência social contra criança/adolescente; situação que configure exploração de trabalho infantil, abandono e negligência contra o idoso, pessoas em situação de rua, garantia dos direitos aos imigrantes.
Rua Gonçalves de Andrade, 369 – Vila Nova Perus – próximo a Praça do Samba
Tel.: 11- 3918-5008 / 11 – 3918-5410
2ª à 6ª, das 08h às 18 h
NPJ (Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico)
Serviço que assegura atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento, promovendo a seguranças das famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
Rua Gonçalves de Andrade, 369 – Vila Nova Perus – próximo a Praça do Samba
Tel.: 11- 3918-5008 / 11 – 3918-5410
2ª à 6ª, das 08h às 18 h
Centro da Criança e Adolescente
O CCA é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas com crianças e adolescentes, que buscam assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social. Atendem gratuitamente crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos e 11 meses em horários alternativos à escola: das 8h às 12h, com café/almoço; e das 13h às 17h, com almoço/café. O atendimento é realizado de fevereiro a dezembro.
CCA Alegria e Vida
R. Alberto Callix, 58
Tel: 3911-0851
CCA Arco-Íris
R. Amadeu Caego Monteiro, 209
Tel. 3911-3394
CCA Britânia
R Diego Velasques, 354
Tel: 3916-5283
CCA Filhos da Terra
Estrada de Pirapora, 103
Tel.: 3911-1068
CCA Guadalupe
Atividades oferecidas: Trabalhamos com uma GRADE de atividades Projetos Educativos: Temas diversos escolhidos pelos usuários e avaliados pelos profissionais do CCA através da caixa de sugestão, dentro estas atividades também temos atividades de Leitura, Lazer, Esporte, artes plasticas, Oficina de artesanato, proporcionamos passeios culturais, oficinas de culinária. Realizamos visitas domiciliares nas famílias dos Usuários que atendemos e realizamos através destas Orientações, escuta e encaminhamentos para qualquer serviço de direitos, realizamos reuniões Temáticas para as famílias com temas que são abordados por eles mesmos. As reuniões tem como Objetivo: Fortalecer os vínculos afetivos e solidários por meio de discussão de temas de interesse da família. Também realizamos festas e eventos para as famílias e Comunidade local, Também oferecemos para os nossos usurários alimentação saudável oferecemos duas refeiçoes por dia para cada criança com frutas, legumes, verduras .
A nossa equipe de profissionais e composta de sete profissionais: Cozinheira, agente Operacional Limpeza, agente Operacional Cozinha, duas educadoras, Assistente Técnica e Gerente. Realizamos passeatas pelas ruas e entorno do CCA como 7 de Setembro entro outros .
R. Carlos Marighella, 36
Tel.: 3912-8040
E-mail: marilia.piloto@gmail.com
CCA Jd. Jaraguá
O CCA- Jardim Jaraguá vem desenvolvendo trabalho social junto à comunidade desde 1.989, em espaço cedido pela comunidade Católica Espírito Santo. Com o apoio da ONG UMPA referência por melhorias na região, subsidiado pela prefeitura de São Paulo e supervisionado pelo CRAS Perus.
Nossos objetivos:
– Desenvolver atividades socioeducativas, promovendo a integração, aprendizagem e proteção social.
– Incentivar a ampliação do universo das crianças e adolescentes, por meio de atividades lúdicas, culturais, artísticas, recreativas, esportivas, de higiene, saúde, leitura e escrita, no período complementar da escola, respeitando as diferentes faixas etárias.
– Proporcionar às crianças/adolescentes alimentação saudável, balanceada, que cubra as necessidades nutricionais, oferecendo 01 refeição e 01 lanche, diariamente.
– Promover a divulgação dos recursos sociais públicos existentes na comunidade.
Horários de Atendimento: As crianças/adolescentes serão atendidas de 2ª a 6ª feira, o atendimento será realizado de fevereiro a dezembro ;
Rua Presidente Felix Paiva, 310
Tel: 3916-2050
E-mail: ccajaragua@hotmail.com
CCA Sol Nascente (Centro de Apoio Comunitário de Perus)
atendemos crianças de 06 a 14 anos e 11 meses, facilitando a promoção e inserção social, através do esporte, arte, cultura, recreação e desenvolver e resgatar valores, tais como cooperação, tolerância e solidariedade, apoiar a integração e desenvolvimento familiar
R. Monte Castelo, 10 Residencial Sol Nascente, Sol Nascente
Tel.: 3943-3703
E-mail: ccasolnascente@hotmail.com
Centro para a Juventude
O CJ é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas que buscam assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social. Atende adolescentes de 15 a 17 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade em horários alternativos à escola: das 8h às 12h, com café/almoço; e das 13h30 às 16h30, com almoço/café.
Venha Participar das Atividades do Centro Para Juventude Anhanguera!
São Atividades Educativas, Esportivas e Preparação para o Mercado de Trabalho.
Capoeira, Muay Thai, Artesanato, Cursos Profissionalizantes, Padaria artesanal, Futebol, Voleibol, Jogos de Mesa e Etc.
Passeios Recreativos e Culturais.
Paletaras Educacionais.
Rua Diego Velasques, 210 – Jd. Britânia
Tel: 3911-6890
E-mail: cjanhanguera@yahoo.com.br
Criando Asas – (Núcleo De Apoio À Inclusão Social Para Pessoas Com Deficiência)
O Núcleo tem por finalidade a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação das pessoas com deficiência – a partir dos seis anos de idade, considerando suas necessidades individuais e sociais. O serviço favorece o desenvolvimento de capacidades adaptativas para a vida diária e prática: aquisição de habilidades, potencialização da capacidade de comunicação e socialização.
R. Luís Elson, 248-B – Anhanguera
Tel.: 3911-6995
AA (ALCOÓLICOS ANÔNIMOS)
O AA é uma irmandade de pessoas que compartilham suas experiências, forças e esperanças a fim de resolver o seu problema comum e ajudarem outros a se recuperarem do alcoolismo.O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber.
R. Amadeu Caego Monteiro, 209
Tel.: 3315-9335/8424
Reuniões às terças e sábados, às 19h.
Centro Santa Fé
O CSF é uma instituição sem fins lucrativos, que realiza um trabalho no âmbito socioeducativo, atendendendo adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade, bem como suas famílias e a comunidade.
Funciona em horários alternativos à escola.
Via Anhangüera, s/n – Km 25,5
Telefone: 3911-0191
Site: http://www.centrosantafe.com.br

Centro de Cidadania da Mulher de Perus
O Centro de Cidadania da Mulher de Perus é um serviço público, criado para promover os direitos humanos das mulheres oferecendo atividades para que as mulheres alcancem a sua autonomia em seus diversos aspectos: emocional/psicológico (autoestima), econômico/financeiro, etc. É um serviço de atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamento de mulheres, independente da existência de situações de violência doméstica, familiar, ou de gênero, destinado a ampliação dos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais das mulheres da região de Perus, Anhanguera e adjacências.
Eixo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero, Doméstica e Familiar:
• Acolhimento;
• Atendimento Individual;
• Atendimento e Orientação Jurídica com o Plantão da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
• Articulação com a Rede para Encaminhamentos.
Eixo de Formação e Cidadania:
• Oficinas de reflexão sobre gênero e cidadania com adolescentes (parceiros);
• Rodas de Conversa sobre a Violência contra Mulher;
• Palestras de educação em Direitos com a Defensoria Pública;
• Fóruns de Mulheres (em construção);
Eixo de Geração de Renda e Autonomia Econômica; e Expressão Corporal:
• Oficinas de Artesanato;
• Cursos profissionalizantes (no momento não temos);
• Expressão Corporal (no momento não temos
Horários de Atendimento: O Atendimento:
Das 8:00 às 17:00 horas, de segunda à sexta-feira.
-Atende mulheres acima de 18 anos, da área de abrangência de Perus e Anhanguera;
-O atendimento jurídico através do plantão da Defensoria Pública do Estado de SP, p/ mulheres em situação de violência doméstica, deverá ser agendado previamente.
Endereço: Rua Joaquim Antonio Arruda, 74, Vila Inácio- Perus CEP: 05206-000– SP Telefone: (11) 3917-5955 E-mail: ccmperus@bol.com.br
Telefone: 3917-5955
E-mail: ccmperus@bol.com.br

Anúncios